O carvão ativado é um pó preto fino e inodoro, usado com frequência em salas de emergência para tratar as overdoses. Suas propriedades de absorção de toxinas têm uma ampla gama de usos medicinais e cosméticos, embora nenhum seja cientificamente comprovado.
Superaquecimento de fontes naturais de carbono, como a madeira, produz carvão ativado. O pó preto impede que as toxinas sejam absorvidas no estômago ligando-se a elas. O corpo é incapaz de absorver carvão, e assim as toxinas que se ligam ao carvão deixam o corpo nas fezes.
Este artigo discutirá algumas das maneiras pelas quais as pessoas usam carvão ativado, seus benefícios potenciais e se existem riscos.
O que é?
Carvão ativado está disponível em diferentes formas, incluindo pó.
Carvão ativado não é a mesma substância encontrada em tijolos de carvão ou pedaços de comida queimada.
A fabricação de carvão ativado o torna extremamente adsorvente, permitindo que ele se ligue a moléculas, íons ou átomos. Desta forma, remove-os de substâncias dissolvidas.
A fabricação de carvão ativado envolve o aquecimento de materiais ricos em carbono, como madeira, turfa, cascas de coco ou serragem, a temperaturas muito altas.
Esse processo de "ativação" retira o carvão das moléculas previamente absorvidas e libera os locais de ligação novamente. Este processo também reduz o tamanho dos poros no carvão e faz mais buracos em cada molécula, aumentando, portanto, a área total da superfície.
Como resultado, uma colher de chá cheia de carvão ativado tem mais área de superfície do que um campo de futebol.
Para que serve
As autoridades só aprovaram carvão ativado para o tratamento de emergência de overdoses ou envenenamentos.
Mas devido às suas poderosas propriedades de eliminação de toxinas, alguns defensores propuseram o carvão ativado como um tratamento para uma lista cada vez maior de condições.
Não há pesquisa suficientemente conclusiva e em larga escala para estabelecer quais são os benefícios do carvão ativado. Muitos produtos vendidos sem receita (OTC) também contam com os princípios químicos básicos do carvão ativado para defender suas reivindicações de benefícios.
Alguns dos usos do carvão ativado com algumas evidências incluem o seguinte:
1. saúde renal
Carvão ativado pode ser capaz de auxiliar a função renal, filtrando toxinas e drogas não digeridas.
O carvão ativado parece ser especialmente eficaz na remoção de toxinas derivadas da uréia, o principal subproduto da digestão de proteínas.
Mais pesquisas são necessárias, mas alguns estudos em animais mostram que o carvão ativado pode ajudar a melhorar a função renal e reduzir o dano gastrointestinal e inflamação em pessoas com doença renal crônica .
Um estudo de 2014 avaliou ratos com doença renal crônica induzida recebendo 4 gramas (g) por quilo por dia de uma preparação oral de carvão ativado. Os pesquisadores descobriram que os animais tiveram reduções significativas na inflamação intestinal e nos danos.
Em outro estudo de 2014 , ratos com insuficiência renal crônica induzida foram alimentados com misturas contendo 20 por cento de carvão ativado, e também apresentaram melhora da função renal e uma taxa reduzida de inflamação e danos nos rins.
2. gás intestinal
Acredita-se que o pó de carvão ativado pode atrapalhar o gás intestinal, embora os pesquisadores ainda não entendam como.
Líquidos e gases aprisionados no intestino podem passar facilmente pelos milhões de minúsculos orifícios de carvão ativado, e esse processo pode neutralizá-los.
Em um estudo de 2012 , uma pequena amostra de pessoas com história de excesso de gases em seus intestinos tomou 448 miligramas (mg) de carvão ativado três vezes ao dia por dois dias antes de fazer exames de ultrassonografia intestinal . Eles também tomaram outros 672 mg na manhã do exame.
O estudo mostrou que os médicos legistas tinham mais condições de ver certas partes de alguns dos órgãos que pretendiam identificar com o ultra-som, enquanto o gás intestinal os teria obscurecido antes do tratamento.
Além disso, cerca de 34% dos participantes que receberam o carvão ativado para reduzir o gás apresentaram sintomas melhores.
Em um estudo de 2017 , pessoas que tomaram 45 mg de simeticona e 140 mg de carvão ativado três vezes ao dia por 10 dias, todos relataram uma redução significativa na dor abdominal sem efeitos colaterais.
A pesquisa ainda é limitada, mas um painel da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) relata que há evidências suficientes para apoiar o uso de carvão ativado para reduzir o acúmulo excessivo de gás.
Não há nenhuma maneira definida de usar carvão ativado para gás intestinal, mas a EFSA recomenda tomar pelo menos 1 g a 30 minutos antes e depois de cada refeição.
3. Filtração de água
As pessoas há muito tempo usam o carvão ativado como um filtro de água natural. Assim como acontece nos intestinos e no estômago, o carvão ativado pode interagir e absorver uma série de toxinas, drogas, vírus, bactérias, fungos e substâncias químicas encontradas na água.
Em ambientes comerciais, como centros de gerenciamento de resíduos, os operadores geralmente usam grânulos de carvão ativado para uma parte do processo de filtragem. Dezenas de produtos de filtragem de água também são projetados para uso doméstico, usando cartuchos de carbono para purificar a água de toxinas e impurezas.
Um estudo de 2015 descobriu que os sistemas de filtragem de água que usavam carbono retiravam até 100% do flúor em 32 amostras de água não filtrada após 6 meses de instalação.
4. Diarreia
Dada a sua utilização como absorvente gastrointestinal em overdoses e envenenamentos, conclui-se que algumas pessoas podem propor carvão ativado como tratamento para a diarreia .
Em uma revisão de 2017 de estudos recentes sobre o uso de carvão ativado para diarréia, os pesquisadores concluíram que ele pode ser capaz de evitar bactérias e drogas que podem causar diarréia de ser absorvido pelo corpo, prendendo-os em sua superfície porosa e texturizada.
Embora observando como um tratamento adequado para a diarréia, os pesquisadores também apontaram que o carvão ativado teve poucos efeitos colaterais, especialmente em comparação com medicamentos antidiarreicos comuns.
5. Branqueamento dentário e saúde bucal
Dezenas de produtos branqueadores de dentes contêm carvão ativado.
Muitos produtos de saúde bucal que contêm carvão ativado alegam ter vários benefícios, como:
- antiviral
- antibacteriano
- antifúngico
- desintoxicante
As propriedades de absorção de toxinas de carvão ativado podem ser importantes aqui, mas não há pesquisas significativas para apoiar seu uso para o clareamento dental ou a saúde bucal.
Em uma revisão de 2017 , os pesquisadores concluíram que não havia dados laboratoriais ou clínicos suficientes para determinar a segurança ou eficácia do carvão ativado no clareamento dental ou na saúde bucal.
6. Cuidados com a pele
Pesquisadores relataram que o carvão ativado pode ajudar a extrair micropartículas, como sujeira, poeira, produtos químicos, toxinas e bactérias, para a superfície da pele, para facilitar sua remoção.
7. Desodorante
Vários desodorantes de carvão ativado estão amplamente disponíveis. O carvão vegetal pode absorver odores e gases nocivos, tornando-o ideal como um desodorante para as axilas, sapatos e refrigeradores.
Também é relatado que o carvão ativado é capaz de absorver o excesso de umidade e controlar os níveis de umidade em um nível micro.
8. Infecção da pele
Em todo o mundo, muitos praticantes de medicina tradicional usam pó de carvão ativado feito de cascas de coco para tratar condições de tecidos moles, como infecções de pele.
O carvão ativado pode ter um efeito antibacteriano ao absorver micróbios nocivos de feridas. Vários estão disponíveis comercialmente.
Usos médicos de carvão ativado
Na sala de emergência, os médicos às vezes podem usar carvão ativado para tratar overdoses ou envenenamentos.
Carvão ativado geralmente ajuda a eliminar toxinas e drogas que incluem:
- AINEs e outros anti-inflamatórios de venda livre
- sedativos
- bloqueadores dos canais de cálcio
- dapsona
- carbamazepina (Tegretol)
- medicamentos para malária
- metilxantinas (estimulantes suaves)
Carvão ativado não pode se ligar a todos os tipos de toxinas ou drogas, especialmente aquelas que são corrosivas.
Aqueles que ativaram carvão não podem ajudar incluem:
- álcoois
- lixívia
- ferro
- lítio
- produtos petrolíferos, como óleo combustível, gasolina, diluente e alguns produtos de limpeza
Se uma pessoa está consciente e alerta, os médicos podem dar-lhes uma bebida feita com uma forma em pó de carvão ativado misturado com água. A equipe médica também pode administrar misturas de carvão ativado por meio de tubos de alimentação no nariz ou na boca, se necessário.
Um indivíduo deve tomar ou receber carvão ativado dentro de 1 a 4 horas de consumir uma toxina para que ele funcione. O carvão não pode funcionar se a pessoa já tiver digerido a toxina ou a droga e já não estiver no estômago.
Ninguém deve tentar tratar uma overdose ou envenenamento em casa.
Riscos
Até o momento, não houve reações adversas observadas com carvão ativado em nenhuma das suas diversas formas.
As pessoas que tomam medicamentos devem conversar com um médico antes de tomar produtos de carvão ativado por via oral, no entanto, uma vez que podem interferir na absorção de seus medicamentos.